Crise!

Uma palavra tão pequena, as vezes capaz de gerar sentimentos tão profundos!

A “crise”, acompanha o ser humano por toda a vida! Mulheres. Homens. Não importa a idade ou o sexo.

Aliás, ela muda conforme as fases da vida. Ora mudança boa. Ora mudança ruim. Sim! São muitas as pessoas que se encontram em crise mesmo em momentos bons da vida. Uma promoção. Um país novo. Casa ou emprego. Enfim, o “desconhecido”, muitas vezes assusta, ainda que seja uma mudança para melhor.

O homem enquanto ser, tem a capacidade de se adaptar a qualquer circunstância. Esse acredito ser nosso maior bem! Ser resiliente faz parte de nossa existência e sobrevivência. Aprendemos ao longo da vida a administrar “crises”. Seja no trabalho, no casamento, na família, e agora, no mundo. No momento atual em que vivemos uma pandemia, é importante saber identificar se o problema atual é apenas em decorrência de algo que foge de nosso alcance, se é algo em decorrência de alguma mudança de vida ou se potencializou alguma “ferida” já existente.

É muito comum assumirmos justificativas para comportamentos vários…Portanto, se conhecer e conhecer o que nos circunda é fundamental para que possamos lidar da melhor forma possível com algo que nos incomoda ou que nos entristece.

Como fazer isso? Depende.

Cada um de nós administra situações delicadas ou problemas de uma forma diferente.

Alguns, vão pra psicanálise. Outros preferem abordagem terapêuticas mais breves. Outros cuidam do corpo, fazendo exercício. Alguns estudam, mergulham nos livros, séries, filmes. Tem aqueles que escrevem, que cantam ou tocam um instrumento. Aqueles que praticam a meditação, outros que cozinham. Etc.

Existem várias formas de se ajudar. Ninguém é mais importante do que nós mesmos. Nem filhos, nem marido e nem trabalho alcança essa posição de liderança.

Mas se eu pudesse dizer neste momento enquanto escrevo sobre algo que acomete a humanidade por diversos motivos, eu conjugaria o verbo AMAR, em primeira instância!

Se ame, se cuide, se ajude!

O resto?

Somente consequência de coisas! ♡